Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Gestantes participam do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal

A primeira etapa deste ano do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), aconteceu nesta sexta-feira (1º), em sua sede, no Campo Grande, em Salvador. As 280 gestantes que estavam presentes ao evento ganharam enxovais e participaram de sorteios de brindes.
“As parcerias feitas com as associações e as bases comunitárias têm dado resultados positivos, contribuindo com as políticas públicas do Estado”, afirmou a diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa, que representou a presidente das VSBA, Fátima Mendonça.
A superintendente de atenção integral à saúde da Sesab, Gisélia Santana, que representou o secretário Jorge Solla, falou da importância da parceria com as Voluntárias e as comunidades para diminuir os riscos da morte materna. “Esse ato singelo do enxoval é mais uma iniciativa de integração com outras ações que dão bons resultados”.
Desde 2007, aproximadamente 23 mil gestantes de Salvador e do interior foram contempladas no programa, realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, através de ações socioeducativas para gestantes em situação de vulnerabilidade.
O programa tem como objetivo contribuir para a redução dos indicadores de morte das gestantes e recém-nascidos, estimulando e incentivando a realização do pré-natal, bem como fortalecer o Pacto Estadual de Redução da Morte Materna e Neonatal, assinado pelo governador Jaques Wagner em 2008.
Nesta etapa, as 280 gestantes passaram pelos critérios definidos no programa. As lideranças comunitárias parceiras realizaram ações educativas, a exemplo de palestras sobre amamentação, métodos contraceptivos e cuidados pós-parto. Para receber os enxovais, todas as gestantes fizeram o pré-natal.

Nenhum comentário:

MURAL DE RECADOS